Patrocinadores

Apoiadores

O QUE É TAIKO?

A Arte do Taiko é a arte do aprimoramento diário, da esmerilhação da alma, e para exercê-la é necessária força física, mental e espiritual, bem como disciplina, rigor, força de vontade, energia, união e harmonia. É uma arte normalmente coletiva que exige a comunhão espiritual daqueles que a buscam. A palavra taiko é a denominação usualmente dada ao instrumento de percussão japonesa que surgiu há mais de 2000 anos e que já serviu a propósitos militares, religiosos, teatrais, musicais e práticos, devido ao seu som vibrante, vigoroso e místico. 


Contudo, Taiko não é, unicamente, a simples tradução para tambor japonês. A palavra carrega um significado mais amplo e profundo, de forma que serve para definir tanto o gênero dos instrumentos japoneses de percussão quanto a prática dessa arte, que não se resume a simplesmente bater tambores, mas sim, a incorporar e expressar sentimentos, além de por em prática valores morais e sociais em busca de um constante aperfeiçoamento do ser.

 

Existem diversos tipos de taiko, variando em tamanho, formato, material, método de fabricação, método de afinação, origem e forma de uso. A seguir estão descritos alguns dos instrumentos utilizados pelo Ishindaiko.

 linha separador

Nagado-daiko

nagado thumbO nagado é uma espécie de taiko formada por duas membranas de couro presas por tachas a um corpo abaulado de madeira, tradicionalmente escavada, proporcionando um som residual duradouro. É afinado somente no momento da fabricação, tornando-a mais trabalhosa e demorada se comparada a do okedo.

 

  

Okedo-daiko

okedoO okedo é o instrumento japonês mais comumente encontrado no Brasil, dada à facilidade de sua fabricação, que demanda duas membranas de couro costuradas a aros de metal, cordas e um corpo feito de madeira compensada, que proporcionam leveza e possibilita afinação pelo seu sistema de cordas. Propaga diferentes sonoridades, conforme sua afinação.

 

Shime-daiko

shime thumbO shimedaiko pode ser fabricado com um sistema de cordas semelhantes ao do okedo ou com um sistema de afinação por meio de porcas e parafusos. O shime é responsável por marcar o ritmo da música e emite sons mais agudos.  Trabalhando diferentes afinações é possível criar agradáveis melodias.

 

 

Hira-daiko

hira thumbO hiradaiko é a nomeação dos taikos cujo diâmetro do couro é consideravelmente maior que a altura do corpo de madeira.

 

 

 

 

 

Busca

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias de novas apresentações do Grupo Ishindaiko

Login